domingo, 16 de outubro de 2011

Morre Adrian Cowell, maior documentarista da Amazônia



12/10 às 07h29 - Atualizada em 12/10 às 08h02
 


Morreu em Londres, aos 77 anos, o documentarista Adrian Cowell, na segunda-feira (10). O cineasta, consagrado por documentar questões de preservação e conflitos na Amazônia, estava finalizando um filme sobre a violência do Sul do Pará.

Considerado o maior documentarista da Amazônia, Cowell filmou sobre a situação dos povos indígenas, os sertanistas, garimpeiros e fazendeiros. Seu trabalho começou em 1958, quando ainda era estudante, e seguiu por mais de 50 anos, seu acervo tornou se, maior registro documental da Amazônia, inclui filmes 16 mm, fitas de vídeo, áudios, cassetes, slides e diários de campo e foi doado à Pontifica Universidade Católica (PUC) de Goiás, onde está aberto à consulta.


Tags: Amazônia, cineasta, documentários, indígenas, puc

  

Assim eram tratados os grandes projetos na AMAZÔNIA “Desmatar para não entregar"! Adrian com seu legado de coragem e profissionalismo deixa um acervo, onde podemos retratar as distorções de uma política inconstante no tato com a Amazônia e o meio ambiente, deixando uma coletânea de documentários que servirá de lição e aprendizados com experiências desastrosas e insustentáveis, quando não se priorizam a diversidade e proteção as formas de vida do planeta terra.

Apovo, com grande pesar registra seu falecimento, mas enaltece Adrian Cowell, que junto com outros defensores da Amazônia perpetuam seu legado e sua historia.

A Amazônia, o Brasil e o planeta agradece.

Nenhum comentário: