terça-feira, 13 de setembro de 2011

Eletronorte recupera áreas em Tucuruí - Ambiente Energia ...

Noticia ... Eletronorte recupera áreas em Tucuruí - Ambiente Energia ...

Criado em 17 maio 2010

Da Agência Ambiente Energia – A Eletrobras Eletronorte reflorestou, entre 1999 e 2008, 304 hectares do entorno do reservatório da hidrelétrica de Tucuruí (PA). A iniciativa faz parte do Programa de Recuperação de Áreas Degradadas (Prad) da empresa e atingiu mais de 97% das áreas de empréstimo utilizadas para a construção da usina.
De acordo com a geradora estatal, a construção de Tucuruí ( primeira etapa, de 1976 a 1984, e segunda, de 1998 a 2006), gerou 401 hectares de áreas degradadas. O Prad consolidado e apresentado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Pará (Sema) contemplou nove áreas remanescentes situadas na margem esquerda do reservatório, e na margem direita abaixo da barragem.
Segundo Bruno Leonelo Payolla, analista ambiental da Eletrobras Eletronorte, a visão de quem chegava de avião a Tucuruí era de floresta intercalada por pastagens e terras vermelhas. “Esse quadro começou a ser revertido com a implantação do Prad. Durante a segunda etapa, a utilização de áreas foi acompanhada pelo Programa desde o início, para o controle da abertura e extração dos solos, e a implantação das propostas para diminuir os impactos e facilitar a recuperação”....

APOVO: Se consideramos que é uma área de propriedade da União, sob a responsabilidade da Eletrobrás Eletronorte, e que encontra-se hoje totalmente invadida e ocupada inclusive por parlamentar, sendo uma área considerada de segurança nacional, com direito a “Luz para todos”, com o aval e participação da ELETRONORTE, provavelmente fugindo da responsabilidade de recuperação e provavelmente da prestação de contas do derrame de dinheiro público investido e soterrados, promovendo grandes prejuízos ao erário, qual foram os critério das certificações de ISO – (S)  e Excelência adquiridas.

Nenhum comentário: